quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HISTÓRIA - Planos de Aula 2009

Objetivo do Curso de História:
Contextualizar o aluno no período que a Cantaria está mais em voga nas Minas,
portanto apresentar os mais diferentes acontecimentos do momento que ocorriam num
curto espaço de tempo.
Como base a construção dos planos de aula articulam as idéias apresentadas no PCN
(Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997) tais como:
• Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem
como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de
etnia ou outras características individuais e sociais. (P.05)
• Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para
adquirir e construir conhecimentos. (P.05)
Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros
tempos e espaços (p.33)
• Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar
acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para
algumas questões do presente e do passado; (p.33)
• Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos
tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais,
reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles; (p.33)
• Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na
sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;
(p.33)
• Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo
sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política
institucionais e organizações coletivas da sociedade civil; ( p.33)
• Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico,
aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros; (p.33)
valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um
direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
(p.33)
Para tanto achamos necessário a introdução no programa de conteúdos que abrangesse
um pouco da História da África, com o objetivo de construir uma visão menos
preconceituosa com a sociedade africana.


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